Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Vereador Júnior Geo questiona metodologia de indenização para famílias atingidas pelo BRT

2“Qual a metodologia a ser utilizada para indenizar as famílias desapropriadas já  que o valor venal dos imóveis para o cálculo do IPTU não teve embasamento técnico”?  Questionou o vereador professor Júnior Geo (Pros), durante a audiência pública realizada para discutir o edital de licitação do Bus Rapid Transit (BRT), ocorrida na noite dessa sexta-feira, na Câmara de Palmas.

O Procurador Geral de Palmas, Públio Borges disse que foi publicado um decreto identificando os imóveis, como a matrícula, a quadra, o lote e a rua e que a indenização será “justa por meio de compensação monetária em dinheiro com base no decreto federal 3.345”, explicou. Ele afirmou que a avaliação do imóvel terá como base a planta de valor genérico de 2013. E ainda será formada uma comissão com representantes de vários setores públicos para que haja menos intervenção possível “havendo questionamento não existe impedimento para corrigir o parâmetro técnico utilizado no cálculo, por isso vamos constituir a comissão para que possamos fazer os ajustes de forma amigável”, assegurou Públio

Júnior Geo ainda quis saber qual a largura necessária da área a ser desapropriada para o tráfego do BRT e também qual o interesse em tornar vias marginais em áreas comerciais?

O presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas, Luiz Hayakawa não respondeu claramente a pergunta do parlamentar, apenas se limitou a dizer. “Só a do corredor. Mas precisamos claro da colaboração da Câmara de Vereadores para alterar o uso do solo de algumas áreas ao longo do percurso para construção de instituições públicas, como escolas, conjuntos habitacionais e de empreendimentos comerciais, a exemplo de restaurantes, lanchonetes e outros”

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transportes. Os técnicos explicaram o processo de licitação, que será no modelo de Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

 

Rosilda Pereira

 

 

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui