O vereador professor Júnior Geo (Pros) cobrou do secretário Municipal de Finanças, Claudio Schuller o convite para o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) participar da Audiência Pública de apresentação do Relatório de Gestão Fiscal referente ao segundo bimestre e primeiro quadrimestre de 2015 da Secretária de Finanças, ocorrida nesta quinta-feira, 11, na Câmara Municipal.
O parlamentar destacou a importância do TCE, por ser o órgão de controle externo responsável em fiscalizar a aplicação dos recursos públicos em âmbito estadual e municipal. Segundo ele, a audiência deveria ser ocorrida em maio desse ano e foi cancelada porque o secretário não poderia comparecer. Naquela data o órgão de controle e a comunidade haviam sido convidados. “É importante a participação do TCE para contribuir com o debate, sanar dúvidas e ajudar a Casa, pois a sociedade também contribui com a fiscalização das contas públicas”, considera.
Júnior Geo ainda cobrou ampla divulgação de planos orçamentários, diretrizes orçamentárias, relatórios resumidos da execução aplicação dos recursos e suas fontes. Além da divulgação da própria audiência pública, por meio de internet e outros.
Em resposta ao questionamento, o secretário admitiu que a participação do TCE é realmente importante e que nas próximas audiências o convite será estendido ao órgão.
Rosilda Pereira
Assessora de imprensa