Por Isadora Fontes
Após receber demandas da população, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) apresentou à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) requerimentos em que solicita medidas para a ampliação da coleta de sangue em todo o estado. O objetivo das propostas é de facilitar o acesso aos doadores do interior e aumentar os estoques nos hemocentros.
Os requerimentos apresentados pelo parlamentar solicitam a disponibilização de espaços nas unidades hospitalares para realização da coleta de sangue no interior do estado e a implantação de um serviço itinerante, com unidades móveis que possam percorrer o Tocantins.
Para Geo, essas medidas podem promover uma melhora em relação aos estoques de sangue que possam atender a demanda. “Cotidianamente são divulgadas informações de que o estoque de bolsas de sangue encontra-se insuficiente. Oferecer novos locais para a doação em pontos estratégicos é uma alternativa para continuar recebendo voluntários no período de pandemia”, pontua.
Projeto de Lei Sancionado
Em agosto de 2019 foi sancionada a Lei nº 3.527, proposta pelo parlamentar, que assegura a entrada dos servidores do Hemocentro em todos os órgãos públicos do Estado. A medida visa promover o livre acesso dos funcionários para realizar um trabalho de conscientização sobre a importância da doação de sangue.