Sempre pensando nas pessoas e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) solicitou ao Estado a diminuição da alíquota do ICMS que incide sobre o gás de cozinha. O objetivo é baixar o preço do botijão de 13 kg que chega a superar o valor de R$ 100. Feita através de requerimento, a solicitação foi apresentada na sessão ordinária desta terça-feira, 22 de junho.
Fogareiro
De acordo com o Júnior Geo, são muitas as famílias que estão utilizando fogareiros nos quintais para cozinhar as refeições. “Além de oferecer um risco grande incêndio doméstico e dificultar o trabalho da dona de casa, os altos preços do botijão de gás inviabilizam a aquisição por parte das famílias de menor renda” – justifica o parlamentar.
Composição
O preço do gás de cozinha é composto por: 15% ICMS (imposto do Estado); 3% impostos federais; 47% custos do próprio gás; 35% custos de distribuição e revenda. “É necessária a diminuição da alíquota estadual para dar condições dignas às famílias, conforme o Estado agiu na diminuição do preço de combustíveis de aeronaves. As famílias tocantinenses precisam ainda mais desse auxilio” – conclui o deputado Professor Júnior Geo.