Requerimento apresentado em regime de urgência pelo deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) cobra da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) medidas para normalizar a situação do transporte escolar no Tocantins.
Maioria inapta
De acordo com Geo, levantamento realizado pelo Detran e encaminhado ao Centro de Apoio Operacional à Promotoria da Infância, Juventude e Educação, mostra que, entre os 1.326 veículos que compõem a frota do transporte escolar, 983 estão em situação inapta para o transporte de passageiros.
Medidas urgentes
“Solicitamos que o governo estadual nos encaminhe quais foram as medidas tomadas para regularizar as diversas situações encontradas no transporte de nossos estudantes que precisam de um transporte seguro, bem como, necessitam de motoristas habilitados e treinados para transportar os alunos” – destaca o parlamentar.
Irregularidades
As irregularidades variam desde as más condições de conservação dos veículos, à incapacidade profissional dos condutores. “É um absurdo colocar em risco a vida de crianças e jovens em ônibus e vans sem manutenção adequada e deixar que esses veículos sejam conduzidos por motoristas que não foram treinados para esse transporte. Onde está a responsabilidade com nossos estudantes? Queremos solução definitiva e urgente para esse problema” – conclui o Professor Júnior Geo.