O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) requereu da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), análise de viabilidade para criação de um Programa de Estudos Complementares aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das escolas públicas, com intuito de fortalecer a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e processos seletivos de ingresso na educação superior. O requerimento foi apresentado durante a sessão ordinária desta terça-feira, 18.
Condições desiguais
Geo justifica a criação do Programa de Estudos Complementares aos estudantes de escolas públicas para dar condições iguais de preparação aos estudantes que não dispõem de recursos financeiros para custear um cursinho preparatório.
“O Enem é hoje a mais importante via de acesso à educação superior no país e precisamos conceder condições adequadas para que nossos estudantes da rede pública sejam bem preparados para o Enem e para os processos seletivos de entrada na educação de nível superior” – destaca.
Ensino público
De acordo com o Professor Júnior Geo, os dados relativos à inscrição e presença no Enem, nos últimos anos, demonstram as dificuldades com que se deparam os estudantes do ensino público que foram agravadas pela ocorrência da pandemia de Covid-19 e pela crise econômica mundial. “Por tudo isso e visando um presente e futuro melhor para nossos estudantes, solicitamos este reforço na preparação dos alunos” – conclui o deputado.