Quinta-feira, Abril 3, 2025

Projeto de Lei de Geo declara de utilidade pública Associação dos Amigos do Padre Luso

Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado estadual, Professor Júnior Geo (PSDB), declara de utilidade pública, a Associação de Amigos do Padre Luso (AAPL), de Porto Nacional. O PL está em tramitação, na Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.

Servir a coletividade

De acordo com Geo, a Associação dos Amigos do Padre Luso tem por finalidade servir de forma desinteressada à coletividade, sendo que todos os recursos obtidos serão integralmente destinados ao fortalecimento das atividades institucionais, manutenção da infraestrutura e expansão dos projetos da associação” – justifica.

Beatificação e canonização

Segundo a presidente da AAPL, Zulmira Gonzaga, a associação é responsável por todo o processo financeiro de beatificação e de canonização do Padre Luso. “O processo está em fase diocesana (apuração da veracidade dos relatos de graças recebidas por fiéis), o que exige exames científicos, a exumação do corpo do padre, a construção do santuário” – explica.

Servo de Deus

O processo já foi autorizado pelo Vaticano, através do Papa Francisco, que concedeu o título de “Servo de Deus”, à Padre Luso, que já conta com mais de 60 relatos de recebimento de graças que incluem a cura de doenças graves diversas – informa Zulmira.

Amor e caridade

“Padre Luso viveu em santidade, tinha verdadeiro amor pelos pobres e todos os dias, mesmo com sua limitação física e problemas sérios de saúde, fazia um grande trajeto a pé, atendendo às famílias, socorrendo as pessoas em todas as suas necessidades” – conta Zulmira, emocionada, acrescentando que o turismo religioso já é uma realidade em Porto Nacional.

Padre Luso

Padre Luso de Barros Matos, nasceu em Balsas (MA), morreu no dia 3 de agosto de 1987, aos 81 anos, seu corpo foi sepultado na Igreja São Judas Tadeu, Porto Nacional , onde viveu a maior parte de sua vida.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui