Domingo, Abril 13, 2025

Geo visita Projeto de Irrigação São João, constata abandono e propõe CPI

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) passou a manhã desta sexta-feira, 11 de abril, com os agricultores do Projeto de Irrigação São João, localizado no município de Porto Nacional.

CPI
Criado para ser referência nacional na irrigação de hortigranjeiros e frutas, o projeto hoje enfrenta sérios problemas. Durante a visita, o deputado se deparou com a falta de água, ausência de energia elétrica e completo abandono da estrutura.
“Estamos vendo aqui o desperdício de dinheiro público, e isso é responsabilidade do Governo do Estado. Vou propor uma CPI para investigar o que aconteceu com o Projeto São João”, afirmou Geo, após conferir de perto as denúncias e constatar a decepção dos agricultores.

Usina Fotovoltaica
Durante a visita, o parlamentar também verificou o estado de abandono da usina fotovoltaica, construída para fornecer energia ao projeto.
“Essa usina foi criada para ser a salvação do Projeto São João e hoje está assim, abandonada, sucateada”, relatou um agricultor ao mostrar a estrutura ao deputado.

Precisamos fazer funcionar
“O Estado precisa, com urgência, retomar a obra da usina fotovoltaica, colocá-la em funcionamento — como prometido em abril de 2023 — e garantir o fornecimento de água às milhares de famílias que aqui vivem e trabalham”, destacou Júnior Geo.

Projeto esquecido
“Isso aqui virou um projeto esquecido, não tem mais irrigação”, lamentou uma agricultora. Ela relembrou o início das obras, quando havia esperança de mudança: “Até me animei e acreditei que iria funcionar. Hoje está esquecido. É uma falta de respeito”.

Risco ao lençol freático
Na visita às chácaras, o deputado observou que muitos produtores, em busca de alternativas para a falta de água, estão cavando poços artesianos.
“Isso pode gerar um grave problema ambiental, comprometendo o lençol freático. A solução precisa ser urgente e definitiva”, alertou Geo.

Sobre o Projeto São João
O Projeto de Irrigação São João foi criado com o objetivo de fomentar a produção agrícola tocantinense. Iniciado em 2001, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS).
A área total do projeto é de 5.129 hectares, sendo 3.654 hectares de área irrigável, distribuídos em 328 lotes para pequenos produtores e 32 lotes empresariais. Localiza-se à margem direita do reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, no Rio Tocantins, entre Palmas e Porto Nacional, pela rodovia TO-050.

 

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui