Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado estadual Professor Júnior (PSDB) que garante às mulheres (mama removida), a realização de sessões de fisioterapia de reabilitação nas unidades da rede pública de saúde do Estado do Tocantins, visando a prevenção e a redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico.
Vital importância
De acordo com Janaína Bucar, fisioterapeuta, as sessões de fisioterapia são de fundamental importância para a reabilitação de mulheres mastectomizadas. “Após a cirurgia de retirada da mama, a paciente não consegue, sozinha, se livrar das dores que precisam ser amenizadas, através de compressas, alongamentos, massagens articuladas, exercícios específicos. É de vital importância, a paciente passar pela fisioterapia e ser informar de como se prevenir de lesões e a formação dos linfedemas, inchaços causados pelo acúmulo de linfa nos tecidos do corpo” – informa Janaína Bucar.
Transformar dor em cuidados
Segundo o deputado Professor Júnior Geo, “o resultado desta lei, na vida de cada uma das mulheres que vão ser atendidas com as sessões gratuitas de fisioterapia, na quantidade necessária, faz valer a pena, faz sentido para o trabalho que estamos realizando aqui na Assembleia Legislativa, gerando qualidade de vida, e isso não tem preço e aqui estamos para transformar dor em cuidados, através de leis como esta” – assegura o parlamentar.