Porto Nacional, referência histórica para a cultura do Estado

0
1564

Porto Nacional, a cidade que faz parte da minha vida! Com quase 280 anos de história e 157 anos de emancipação política, o município é conhecido como a capital da cultura e famoso por suas construções históricas. É a segunda cidade a ter seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano de 2008, recebendo o título de patrimônio cultural brasileiro.

O município faz parte de uma região turística do Tocantins, é cercado por serras e pelo lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE). Localizada na parte central do estado, a cidade se destacada por seus atrativos histórico-culturais, devido seus recursos naturais e arquitetônicos.

A Catedral de Nossa Senhora das Mercês, principal marco do município, construída em 1894, por missionários dominicanos franceses preserva um conjunto histórico e arquitetônico que evidencia a importância cultural da cidade não só para o Tocantins, mas principalmente para os moradores da região. Tradicionalmente, no mês de setembro é celebrado com devoção, pela população portuense, o Festejo de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da cidade, e considerada a padroeira da libertação dos escravos.

Porto, como é comumente chamada, carrega em sua história o enraizamento da cultura dominicana, além de diferentes contextos políticos pelos quais passou, tendo sido nomeada ao longo de sua história por Porto Real, Porto Imperial e, hoje, Porto Nacional. Com quase 53 mil habitantes, a cidade é a quarta maior do Estado.

A navegação do Rio Tocantins foi um dos fatores que contribuiu para o desenvolvimento acelerado da cidade, as riquezas eram levadas através do rio até Belém. Nessa época, os primeiros povoados eram denominados de arraias, grupos que se aglomeravam para exploração do ouro.

Nasci em Porto e lá vivi a infância junto de meus pais e meus irmãos. Tive a oportunidade de estudar no colégio que na época era conhecido como Escola das Irmãs. Ao longo dos anos, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, como é conhecido hoje, passou a ser uma das instituições de maior reconhecimento de ensino da região, que mantinha estudantes de diferentes lugares do Estado.

Precisamos conhecer para manter viva a memória e as raízes culturais da região. Muitos nomes construíram a história de Porto Nacional. Sou grato pelos momentos que vivi na cidade e pelas experiências que tive, que hoje refletem o que sou e o que sinto pelo município. Preservar a cultura da cidade é dever de todos, população e poder público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui