Proposta de Prof. Júnior Geo para o combate e trotes telefônicos a serviços emergenciais é lei no Tocantins

0
400

Por Gabriela Melo

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) propôs, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que cria a Semana de Conscientização e Combate a Trotes Telefônicos para o Centro de Operações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) nas Escolas Estaduais. A escolha do período a ser realizada esta semana letiva fica a cargo do cronograma de cada unidade escolar. A proposta foi sancionada no último mês pelo governador e já está em vigor.

O objetivo, segundo o autor, é educar as crianças e adolescentes para eliminar a prática de trotes telefônicos dirigidos aos serviços essenciais à sociedade. Os telefones “190”, “192” e “193” recebem milhares de ligações diárias em que os fatos narrados não são verdadeiros. Esse serviço, que é essencial para garantir a segurança da população, é atrapalhado, no entanto, pela falta de informação.

“Os prejuízos causados por essa prática são incalculáveis, tanto para o Poder Público, quanto para a população em geral. Acredito que a proposta é um passo para a conscientização dos cidadãos em relação a esse tipo de atitude negativa”, destaca o parlamentar.

Segundo Geo, qualquer minuto perdido pode ser fatal, isso porque, alguém passando um trote ou ligando sem necessidade está ocupando uma linha que pode ser essencial para outra pessoa. “Um minuto perdido em um atendimento pode custar até mesmo a vida de alguém. Por esse motivo esse projeto é de suma importância para divulgação de informação e conscientização junto das nossas crianças”, ressalta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui