De autoria do Prof. Júnior Geo, PEC da Polícia Penal é aprovada na Aleto

0
736

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 08/2019, de autoria do deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS), foi aprovada após discussão e votação em dois turnos no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) na tarde desta quarta-feira, 9.

O Governo do Estado, ao entender a necessidade dos profissionais, encaminhou a PEC nº 01/2020, a qual foi anexada à proposta do deputado. O documento busca reestruturar a carreira dos agentes penais, além de garantir o restante do preenchimento do quadro de servidores da “nova categoria” por meio de concurso público.

Depois da aprovação em segunda discussão, a Mesa da Assembleia Legislativa promulgou a Emenda Constitucional nº 40, que altera o art. 104 da Constituição Estadual, instituindo a Polícia Penal no estado e que, posteriormente, deverá ser regulamentada.

Geo comemorou a aprovação e se colocou à disposição dos policiais penais. “Estamos muito felizes com a aprovação porque é um fortalecimento da categoria. É uma luta nacional que agora se torna realidade no estado do Tocantins. Parabenizo a todos os policiais penais tocantinenses”, disse.

Novo órgão

A Polícia Penal foi criada a partir da Emenda Constitucional nº 104, que alterou o artigo nº 144 da Constituição Federal, que diz que a segurança pública deve ser promovida por meio dos órgãos policiais já existentes e, agora, da Polícia Penal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui