Sexta-feira, Setembro 20, 2024

Prof. Júnior Geo apresenta projeto que prevê penalidades contra quem furar a fila de vacinação  

O Estado poderá penalizar quem “furar a fila” da vacinação contra a Covid-19, segundo o Projeto de Lei (PL) do deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS). O documento, apresentado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), nesta semana, busca estabelecer sanções para quem descumprir as regras e critérios estabelecidos pelo plano estadual ou nacional de vacinação.

De acordo com a justificativa do PL, são passíveis de penalização o agente público que for responsável pela aplicação da vacina, bem como seus superiores hierárquicos, caso comprovada a ordem ou consentimento, e a pessoa imunizada ou seu representante legal. Estes poderão ser multados em até 10 salários mínimos, destinados ao Fundo Estadual de Saúde (Fundes), além de perder o cargo em caso de agentes públicos.

“Temos o objetivo de fazer cumprir as regras de prioridade estabelecidas na vacinação da população. Queremos evitar que o indivíduo use de privilégios de qualquer espécie para receber a imunização antes do previsto, pois o Tocantins já totalizou mais de 1.400 óbitos pela doença e é dever nosso coibir quem furar a fila”, destaca o parlamentar.

Vacinação no Estado

De acordo com o portal “Vacinômetro”, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o momento foram 106.500 recebidas, 69.013 destas distribuídas e 44.878 aplicadas no estado. As doses têm sido utilizadas para a vacinação do público-alvo da primeira fase da imunização, que são profissionais de saúde da linha de frente e idosos acima de 80 anos.

Na Casa de Leis, Geo tem se posicionado a favor de uma ampla campanha de imunização da população e se mantém atento aos números divulgados pelos órgãos competentes. O PL de sua autoria segue em tramitação e deverá ser votado e aprovado pelos deputados estaduais para posteriormente seguir para sanção por parte do Governo do Estado.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui