O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) solicitou ao Governo do Tocantins, informações sobre as políticas públicas que estão sendo realizadas para garantir a segurança alimentar e nutricional dos povos e comunidades tradicionais do Tocantins. O expediente foi apresentado nesta quarta-feira, 14, em regime de urgência.
Sem resposta
A urgência do requerimento se deve ao fato que desde o mês de outubro, o deputado aguarda essas informações que foram solicitadas por ele, através do requerimento nº 1.233, porém, sem resposta do Estado do Tocantins.
Prejuízo
De acordo com o Professor Júnior Geo, o prejuízo causado pela insegurança alimentar é imensurável. “A insegurança alimentar e nutricional dessas comunidades afeta diretamente a saúde, a educação, o emprego e a qualidade de vida dessas comunidades que o Estado tem o dever de zelar, preservar e prover as suas necessidades básicas de acesso aos serviços públicos de assistência social” – assegura Geo.
Comunidades tradicionais
O Estado do Tocantins tem grande riqueza na composição de suas comunidades tradicionais que são compostas pelos povos indígenas, comunidades quilombolas, os grupos camponeses e posseiros, as comunidades ribeirinhas, as comunidades extrativistas, entre outras.