O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) apresentou nesta semana, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), a proposta de um Projeto ao Executivo, com o objetivo de promover o pagamento de auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica no âmbito do Estado do Tocantins.
Conforme o documento apresentado por Geo, só no ano de 2019 foram concedidas mais de 100 mil medidas protetivas de urgência, cerca de 25% a mais que o mesmo período do ano anterior e de 2019 até 2022, contabilizando apenas o 1º semestre, o aumento foi de 10,8% nos casos de violência doméstica contra mulheres.
Geo ainda explica que o auxílio é uma forma de garantir uma saída para que as mulheres nessa situação possam seguir a vida com dignidade. “Muitas destas mulheres são economicamente dependentes de seus agressores, sendo que após a separação elas não podem mais voltar ao lar, ficando desta forma sem ter onde ir com seus filhos. A concessão de aluguel social proporcionará a estas mulheres um novo recomeço em suas vidas ao custear por um período razoável um novo lar longe de seu agressor”, destaca.
O requerimento foi apresentado na sessão ordinária do dia 14 de fevereiro e será encaminhado ao Executivo para que seja feito um estudo econômico de viabilidade para sua implementação.