Sexta-feira, Setembro 20, 2024

Professor Júnior Geo busca informações sobre os estoques de medicamentos das farmácias públicas do Estado

Entre as matérias apresentadas pelo deputado estadual Professor Júnior Geo (Podemos) esta semana, está o requerimento que busca informações sobre a aplicabilidade da Lei Federal nº 14.654/2023, que torna obrigatória a divulgação dos estoques dos medicamentos das farmácias que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins.

No documento apresentado, o deputado solicita que o Estado informe quais medidas estão sendo tomadas para a implementação do sistema de divulgação dos estoques de medicamentos. “A Lei possibilita um controle maior sobre o quantitativo de medicamentos que estão disponíveis nas farmácias do Estado, garantindo ao cidadão mais transparência e evitando o desabastecimento de remédios nas unidades”, explicou Geo.

Fiscalização 

Em 24 de agosto de 2023, foi sancionada a Lei Federal nº 14.654 que obriga a disponibilização de informações na internet sobre estoques de medicamentos em farmácias públicas. Um dos objetivos da lei é contribuir no planejamento dos gestores de saúde de todos os estados, possibilitando um maior controle fiscal.

Para Geo, a aplicabilidade da Lei no Tocantins é de suma importância. “Estamos atentos às necessidades da saúde do nosso Estado. Garantir a transparência das ações do serviço público é fundamental para evitarmos maiores transtornos à população que tanto precisa dos medicamentos disponibilizados pelo SUS”, disse o deputado.

Isadora Fontes
Isadora Fontes
Assessora de imprensa/Jornalista formada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre pelo Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Comunicação e Sociedade (PPGCom-UFT).
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui