RECURSO CONHECIMENTOS REGIONAIS – PROVA de NÍVEL SUPERIOR
QUESTÃO 22 Sobre a história de Porto Nacional, analise as afirmativas a seguir.
- Situada às margens do rio Tocantins, a região foi habitada pelos índios Xerente, quando na última década do século XVIII chegaram desbravadores atraídos pelo ouro da região.
- Três denominações foram dadas à povoação: Porto Real – período do Reinado; Porto Imperial – como Vila em 1831, fase Imperial; Porto Nacional – a partir de 1890, consequência da Proclamação da República.
III. Apesar de não ser uma cidade mineradora, pode-se afirmar que a mineração foi um dos fatores importantes para a exploração e ocupação do território portuense.
Indique a alternativa CORRETA.
(A) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
(B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
(C) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.
RECURSO
O gabarito apresentado pela comissão do processo seletivo aponta como alternativa correta a letra D, porém questiono o mesmo uma vez que, segundo informações no site oficial da prefeitura de Porto Nacional e no site do IBGE, respectivamente.
http://www.portonacional.to.gov.br/pagina-cidade-um-breve-historico-sobre-a-fundacao-e-emancipacao-politica-de-porto-nacional.html
Trecho extraído do site: “Após a contagem evolutiva de trinta anos da instalação de Porto imperial, exatamente em 13 de julho de 1861, por determinação da resolução provincial n° 333, assinada por José Martins Alencastro, presidente da Província de Goiaz, nascia assim Porto Nacional, o mais importante pólo cultural, político, econômico e social do então Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins.”
http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=171820&search=%7Cporto-nacional
Trecho extraído do site: “Após a contagem evolutiva de trinta anos da instalação de Porto imperial, em 1861, por determinação de Resolução Provincial, nascia Porto Nacional, o mais importante pólo cultural, político, econômico e social do então Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins.”
Diante dos fatos apresentados, solicito então a alteração do gabarito da questão para a alternativa “C”, onde apenas os itens I e III são corretos.
RECURSO CONHECIMENTOS REGIONAIS – PROVA de NÍVEL SUPERIOR
CONCURSO de PORTO NACIONAL
QUESTÃO 23 Sobre os povos indígenas e comunidades tradicionais no estado do Tocantins, analise as afirmativas a seguir.
- Localizados ao Norte do estado do Tocantins, na região conhecida como Bico do Papagaio, os Apinajé ocupam uma área de terras demarcadas e homologadas, em sua maioria no município de Tocantinópolis.
- Os Krahô estão localizados próximos aos municípios de Itacajá e Goiatins, no Nordeste do Estado, e, pertencem ao tronco Macro-Jê.
III. O povo Iny (Karajá, Karajá/Xambioá e Javaé) se firmou majoritariamente na Ilha do Bananal e no município de Xambioá.
- As mulheres da comunidade quilombola Mumbuca, localizada em Mateiros, desenvolvem, além da produção e preparo da farinha, artesanato com o Capim Dourado.
Indique a alternativa CORRETA.
(A) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
(B) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
(C) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.
RECURSO
O gabarito da questão segundo a comissão do processo seletivo é a alternativa
- D) Todas as afirmativas são corretas, porém o item III. O povo Iny (Karajá, Karajá/Xambioá e Javaé)se firmou majoritariamente na Ilha do Bananal e no município de Xambioá.
JUSTIFICATIVA: a informação foi retirada do site oficial do governo do estado do Tocantins, cujo trecho existente no item é semelhante ao que consta no site, conforme link abaixo
http://portal.to.gov.br/tocantins/povo-iny—karaja–xambioa-e-javae/731
Trecho extraído do site: “Após longos períodos de migração devido as invasões de seu território e aos confrontos com outras etnias, o povo Iny (Karajá, Karajá/Xambioá e Javaé) se firmou na Ilha do Bananal (os Karajá e Javaé, em aldeias distintas) e no município de Xambioá (os Karajá/Xambioá).”
Porém, venho ressaltar que quem determina a localização das reservas indígenas não é o governo estadual e sim a Funai, conforme link abaixo.
http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/terras-indigenas
O site do governo do estado está equivocado e a Funai vem a determinar que a localização correta da tribo Xambioá é o município de Santa Fé do Araguaia, ou seja, o item III está INCORRETO. Diante do fato apresentado a questão ficou sem alternativa correta, solicito, portanto, a NULIDADE da questão.